O curso tem como objetivos capacitar os alunos em uma perspectiva plural de conhecimentos.O futuro profissional de Design de Moda é sensibilizado para o desenvolvimento de sua capacidade criativa por meio de metodologias de pesquisa, domínio de linguagens e aplicação de técnicas, além de despertar sua capacidade de análise e interpretação das tendências do universo da moda e suas aplicabilidades no mercado e na indústria, por meio de uma postura crítica e empreendedora.

Com as novas demandas que passaram a integrar o contexto contemporâneo da profissão, o curso de Design de Moda atende às exigências de um mercado de trabalho dinâmico e competitivo e, por essa razão, o designer de moda tem sido mais valorizado e necessário atualmente. Mais que “estar na moda”, o curso reflete sobre questões do vestuário relacionadas à sustentabilidade do ambiente e do âmbito social em que a moda se encontra.

A duração do curso é de quatro semestres (dois anos). A matriz curricular compreende disciplinas voltadas para o estudo de conceitos estéticos e humanistas, disciplinas técnicas e tecnológicas, disciplinas de gestão e de projeto. Assim, o estudante entra em contato com áreas como desenho, linguagem visual, história da arte, história da indumentária e da moda, desenho digital, pesquisa e criação, processos de modelagem e costura, processos têxteis, tecnologia da confecção, produção de moda, ergonomia, marketing, visual merchandising, empreendedorismo, dentre outras. Este conjunto de conhecimentos permite ao aluno conceituar e conceber projetos na área da moda, de maneira a estar preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

 

MERCADO DE TRABALHO

A indústria da moda está intrinsecamente ligada à cadeia produtiva têxtil, por isso a Faculdade Paulista de Artes considera que o profissional de Moda necessita de formação sólida, com ênfase na perspectiva multi e interdisciplinar, assim por obter conhecimentos nas diversas esferas do saber; pode atuar profissionalmente no desempenho das diferentes funções que a área de moda comporta, envolvidos na constante pesquisa de soluções, inovações e responsabilidade social.

O profissional de Moda do século XXI interage com várias áreas: orienta e acompanha a produção de tecidos e peças de vestuário; pode viabilizar composições gráficas na criação de tecelagem e estamparia, calçados e acessórios, dentre outras áreas. O profissional também é requisitado para atuar em atividades como pesquisa de tendências, gerenciamento de produção e gestão de materiais. O designer de moda ainda pode trabalhar na área de produção de moda, desenvolvimento de figurinos para teatro, cinema e televisão, visual merchandising, além de poder atuar como consultor de moda para empresas de diversos setores ou ter sua própria empresa.

 

Técnicas de desenho da anatomia humana. Desenho da figura humana, seus contornos e características anatômicas. Representação bidimensional; estrutura, forma, volume, cor e textura. Proporções da figura humana para o desenho de moda. Uso e manuseio de materiais e técnicas em diferentes suportes.