Navegar usando este índice

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

V

Prof. Ítalo Rodrigues Faria

VOZ-CORPO EM MOVIMENTO_uma proposta de repertório vocal inspirada em Laban

por Prof. Ítalo Rodrigues Faria - terça-feira, 12 mar. 2024, 12:29
 

Autora: CURTI, Luana Mota

Atualmente há uma preocupação em não dissociar corpo e voz na formação e preparação do ator. Motivada pelos ensinamentos e nomenclaturas da Coreologia de Laban, a presente pesquisa revela uma proposta de experimentação VOZ-CORPO, mostra a possibilidade do ator acessar um vocabulário vasto e versátil baseado nos fatores de movimento e ações básicas de esforço, com o propósito de ampliar as possibilidades expressivas de forma concreta e consciente, o que chamamos aqui de repertório vocal. Objetivo: Verificar a validade da proposta VOZ-CORPO EM MOVIMENTO em ampliar o repertório vocal do ator. Método: 22 estudantes de artes cênicas vivenciaram o processo denominado VOZ-CORPO EM MOVIMENTO em 6 encontros. Foi aplicado questionário pré e pós processo com os tópicos: descrição de voz; descrição do repertório vocal e julgamento de como corpo influencia a voz. Os questionários foram analisados qualitativamente, pareados individualmente quanto às percepções pré e pós processo e categorizados por análise de conteúdo. Resultados: os atores antes dos 6 encontros, tiveram duas tendências claras de respostas: dificuldade em descrever suas próprias vozes e queixas quanto a escassez de possibilidades vocais, mesmo para os que relataram ter trabalhado suas vozes em aulas de canto. A maioria compreendia que o corpo influencia na voz apenas em relação à postura corporal. No pós processo VOZ-CORPO EM MOVIMENTO os alunos-atores relataram repertório vocal ampliado; apropriaram-se de termos para voz, antes usados apenas para movimento. Os estudantes declaram VOZ-CORPO como unidade indissociável, relataram a necessidade de manutenção do trabalho como unidade VOZ-CORPO para maior consciência das suas possibilidades e absoluta maioria descreveu o reconhecimento da associação Laban e Voz como um caminho de exploração e consciência vocal. Conclusão: A proposta de preparação do ator VOZ-CORPO EM MOVIMENTO amplia o repertório vocal do ator, aumenta o vocabulário para acessar possibilidades expressivas voz-corporais e estabelece a relação VOZ-CORPO como unidade.



| CURTI, Luana Mota [UNESP] Voz-corpo em movimento: uma proposta de repertório vocal inspirada em Laban. Dissertação apresentada ao departamento de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. 2017. Disponível em  http://hdl.handle.net/11449/151416.