Atualmente há uma preocupação em não dissociar corpo e voz na formação
e preparação do ator. Motivada pelos ensinamentos e nomenclaturas da
Coreologia de Laban, a presente pesquisa revela uma proposta de
experimentação VOZ-CORPO, mostra a possibilidade do ator acessar um
vocabulário vasto e versátil baseado nos fatores de movimento e ações
básicas de esforço, com o propósito de ampliar as possibilidades
expressivas de forma concreta e consciente, o que chamamos aqui de
repertório vocal. Objetivo: Verificar a validade da proposta VOZ-CORPO EM
MOVIMENTO em ampliar o repertório vocal do ator. Método: 22 estudantes
de artes cênicas vivenciaram o processo denominado VOZ-CORPO EM
MOVIMENTO em 6 encontros. Foi aplicado questionário pré e pós processo
com os tópicos: descrição de voz; descrição do repertório vocal e
julgamento de como corpo influencia a voz. Os questionários foram
analisados qualitativamente, pareados individualmente quanto às
percepções pré e pós processo e categorizados por análise de conteúdo.
Resultados: os atores antes dos 6 encontros, tiveram duas tendências
claras de respostas: dificuldade em descrever suas próprias vozes e queixas
quanto a escassez de possibilidades vocais, mesmo para os que relataram
ter trabalhado suas vozes em aulas de canto. A maioria compreendia que o
corpo influencia na voz apenas em relação à postura corporal. No pós
processo VOZ-CORPO EM MOVIMENTO os alunos-atores relataram
repertório vocal ampliado; apropriaram-se de termos para voz, antes
usados apenas para movimento. Os estudantes declaram VOZ-CORPO como
unidade indissociável, relataram a necessidade de manutenção do trabalho
como unidade VOZ-CORPO para maior consciência das suas possibilidades
e absoluta maioria descreveu o reconhecimento da associação Laban e Voz
como um caminho de exploração e consciência vocal. Conclusão: A proposta
de preparação do ator VOZ-CORPO EM MOVIMENTO amplia o repertório
vocal do ator, aumenta o vocabulário para acessar possibilidades
expressivas voz-corporais e estabelece a relação VOZ-CORPO como
unidade.
| CURTI, Luana Mota [UNESP] Voz-corpo em movimento: uma proposta de repertório vocal inspirada em Laban. Dissertação apresentada ao departamento de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. 2017. Disponível em http://hdl.handle.net/11449/151416.