Licenciatura em Dança
O CURSO
O Curso de Licenciatura em Dança oferece ao estudante a formação para professor de dança licenciado. Essa formação proporciona a base necessária para o conhecimento sobre o corpo, o movimento, a pedagogia do ensino em Arte [Dança], memória e movimento da dança e sua história.
A matriz curricular do curso de Licenciatura em Dança é composta por disciplinas teóricas e práticas que fundamentam a relação da arte com as demais manifestações artísticas da sociedade. Por integrar Instituição voltada às Artes, como é o caso da FPA, algumas disciplinas práticas promovem a interdisciplinaridade em que estudantes atuam em parceria com outros cursos de Licenciatura em Arte.
EMENTA: Percepção do corpo como instrumento de comunicação por meio de concentração, tensão, relaxamento e sensibilização. Observação global e segmentada do movimento, conscientizando as potencialidades expressivas e a ampliação dos limites corporais. |
OBJETIVOS: GERAIS: Fornecer ao aluno os conceitos básicos de educação somática de alguns criadores de métodos de organização corporal, como: Klauss Vianna, Feldenkrais, Alexander e Ivaldo Bertazzo, entre outros. ESPECÍFICOS: Aprimoramento do autoconhecimento corporal. Desenvolvimento da linguagem técnica e comunicativa do corpo no teatro Exercício da precisão e da habilidade da execução dos movimentos. Capacitar para a criação expressiva corporal. |
EMENTA:
Trabalho de improvisação e jogos com diferentes recursos para o processo de criação. Distintas estratégias para Improvisação compartilhada com linguagens artísticas (dança, teatro, artes visuais, musica, entre outros). Preparação corporal a partir dos preceitos de Steve Paxton e o contato improvisação.
EMENTA
A expressão através da linguagem da dança. Dança articulada a outras linguagens. A preparação de uma montagem cênica como parte do Trabalho de Conclusão de Curso. Dança e educação. Processos de criação coreográfica.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Elementos da linguagem da dança;
2. investigação e pesquisa de movimento, laboratório de improvisação;
3. a dança e sua integração com outras linguagens;
4. elaboração de um processo de composição coreográfica;
5. apresentação de montagem cênica na área da dança.
OBJETIVOS Gerais: Proporcionar ao aluno a experiência de vivenciar e elaborar um processo de composição coreográfica, produzindo uma montagem cênica na área de dança.
Específicos:
- Investigar e pesquisar movimentos expressivos a partir do tema do trabalho de conclusão de curso.
- Refletir sobre a estrutura coreográfica e a sua integração com outras linguagens na elaboração de uma coreografia.
- Desenvolver um processo de composição coreográfica.