CURSO

A matriz curricular do curso divide-se em dois segmentos distintos: teórico e prático.

Inserem-se no campo teórico, as matrizes que contribuem para a formação intelectual do aluno, agrupadas em módulos sequenciais para o desenvolvimento e o aprimoramento crescente na área.

No prático o objetivo é treinar, o máximo possível, a ferramenta principal com a qual o ator prepara-se para ocupar seu lugar no mercado profissional: o próprio organismo.

Nesse aspecto destacam-se duas matrizes, nas quais os alunos têm a possibilidade de exercitar e experimentar todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Interpretação Teatral
Laboratório de Montagem

A fusão dessas duas áreas, ministradas pelo mesmo profissional, resulta a cada semestre em uma montagem completa, cujo texto é sempre escolhido a partir do repertório incluído no conteúdo programático de História do Teatro e História do Espetáculo.

Tais resultados são os espetáculos que compõem a Mostra de Artes Cênicas – que ocorre ao final de cada semestre, desde 2002. Durante quatro semanas, os aprendizes  têm a possibilidade de verificar o retorno de suas propostas com platéia heterogênea, acadêmica ou não.

Desde o início, o aluno é motivado a cumprir o estágio supervisionado, que consiste em assistir a dez espetáculos profissionais por semestre, com o compromisso de concluir 160 horas de observação.

Para ser ótimo ator é importante ser frequente espectador.

 

EMENTA  Jogos teatrais iniciacao as praticas pedagogicas em teatro.pdfEMENTA Jogos teatrais iniciacao as praticas pedagogicas em teatro.pdf

EMENTA

Desenvolvimento da criatividade e da espontaneidade na representação cênica, com base em

jogos teatrais e técnicas de improvisação, a partir de repertórios pessoais e coletivos,

referências textuais, iconográficas e musicais. A disciplina se constitui como introdução à

linguagem teatral e pedagógica por meio de jogos teatrais, teoria e práticas.