O CURSO

O Curso de Licenciatura em Dança oferece ao estudante a formação para professor de dança licenciado. Essa formação proporciona a base necessária para o conhecimento sobre o corpo, o movimento, a pedagogia do ensino em Arte [Dança], memória e movimento da dança e sua história.

A matriz curricular do curso de Licenciatura em Dança é composta por disciplinas teóricas e práticas que fundamentam a relação da arte com as demais manifestações artísticas da sociedade. Por integrar Instituição voltada às Artes, como é o caso da FPA, algumas disciplinas práticas promovem a interdisciplinaridade em que estudantes atuam em parceria com outros cursos de Licenciatura em Arte.

 

EMENTA

Apresentação de uma visão geral da Arquitetura cenografica e da Cenografia, desde os Gregos e Romanos, com passagem pela Idade Média, Renascimento, Barroco, Romantismo, seguidos das mais novas correntes, como: Realismo, Naturalismo e as grandes Vanguardas do início do Século XX.

PLANO DE ENSINO - Cenografia.pdfPLANO DE ENSINO - Cenografia.pdf

EMENTA:

Ampliação da forma de percepção do movimento através da sensibilização do corpo. Observação global e segmentada do movimento, conscientizando as potencialidades expressivas e a ampliação dos limites corporais, a partir do conhecimento anatômico combinado às proposições teóricas e práticas de educação somática.

Plano de Ensino - Fund. da Educação Somática e Poéticas Corporais.pdfPlano de Ensino - Fund. da Educação Somática e Poéticas Corporais.pdf

EMENTA

Leitura e experimentação dos conceitos apresentados por Constantin Stanislavski, entremeando jogos cênicos de natureza livre e os construídos a partir de roteiros, resultantes da análise acurada desses conceitos.